Le Castellet Fórmula 2 – Depois de mim, o dilúvio

por jornalista Bruna Pickler (crédito da foto de capa: Joe Portlock / LAT Images / FIA F2 Championship© – 22 de Junho de 2019 em Paul Ricard, Le Castellet)

Sábado, Corrida Destaque:

De Vries vence em Le Castellet e obtém a liderança do campeonato

Holandês vence pela terceira vez em quatro corridas na Corrida Destaque da etapa francesa do campeonato
FIA Formula 2
Nyck De Vries fez um ótimo trabalho, largando de uma quarta colocação para conquistar a sua terceira vitória, das quatro totais do campeonato, conquistando assim a liderança da FIA Formula 2.
A sequência de vitórias do piloto do ART Grand Prix continuou em Le Castellet, quando ele conquistou o primeiro lugar ao apagar das luzes e manteve a posição na bandeira quadriculada, para terminar à frente de Sérgio Sette Câmara e Jack Aitken. O holandês fez um movimento soberbo na linha para voar à direita de Guanyu Zhou e Sette Câmara antes da primeira curva. Aitken fez um movimento idêntico para a esquerda, mas saiu logo atrás de seu rival no Campeonato, com os dois movimentos indo para a Curva 1. Sette Câmara e Zhou não tiveram chance de reagir quando uma bandeira vermelha rapidamente parou os procedimentos depois que Sean Gelael pegou o meio-fio no T1 e mandou seu companheiro de equipe da PREMA, Mick Schumacher, voar para o outro lado da chicane, acabando com os dois. Enquanto isso, Nikita Mazepin e Ralph Boschung também foram ao ar e pararam na pista, o que acabou na retirada de ambos os pilotos. No mesmo período caótico, uma quinta retirada veio na forma de Dorian Boccolacci, cuja corrida em casa terminou em desgosto quando ele parou na pista.
Ao retomar da corrida, De Vries manteve sua posição e deixou Campos para trás a batalhar com Sette Câmara. Os primeiros sete estavam todos com pneus opcionais e a dupla que estava em P2 e P3 que foi primeiro para o pit, permitindo que De Vries aumentasse a diferença por mais uma volta.
Quando o holandês chegou ao pit, ele saiu logo atrás de Aitken, mas qualquer medo que sua estratégia pudesse lhe custar foi rapidamente aliviado por uma surpreendente ultrapassagem da chicane. Na estratégia oposta, Luca Ghiotto foi entregue P1, mas construir uma vantagem grande o suficiente para fazê-lo ficar seria pedir demais.
Com o italiano tentando aumentar sua diferença à frente, De Vries e Aitken estavam fazendo seu ataque de volta ao campo e rapidamente ganhando impulso, tendo ambos deixado Mahaveer Raghunathan para trás.
Enquanto isso, atrás deles, Callum Ilott fez o que poderia ser o lance da corrida, quando passou por Nicholas Latifi em torno da chicane. Seu trabalho duro foi desfeito pouco depois, quando ele tentou reivindicar outra posição de Nobuharu Matsushita: o britânico ficou lado a lado com o piloto japonês, mas foi forçado a se afastar quando ele saiu da pista, bateu no meio-fio e girando no cascalho.
Outros movimentos de risco aconteceram em outro lugar, quando Sette Câmara tentou passar por Aitken e, como Ilott, saiu da pista – ele foi forçado a passar por cima da chicane e teria que esperar por sua chance.
O líder da corrida, Ghiotto, conseguiu acumular uma diferença de 19 segundos, mas com a degradação dos pneus e De Vries ganhando impulso, o holandês começou a chegar mais próximo. O piloto da UNI-Virtuosi fez oito voltas e retornou em quinto, deixando apenas Jordan King – também no pit – à frente de De Vries.
King acabou entregando a P1, mas um rápido pit stop de sua equipe MP Motorsport o devolveu em 7º, tendo começado a corrida em 16º. Uma ultrapassagem de Luca Ghiotto que havia passado recentemente por Latifi mais tarde lhe garantiu P6. Pouco depois, houve ainda mais decepção para o italiano quando Juan Manuel Correa pegou seu pneu direito e atirou-o para fora da pista, resultando em uma retirada.
Com o obstáculo da máquina de King fora do caminho, De Vries rapidamente esticou a liderança e logo teve uma vantagem de 7 segundos sobre seus rivais, o que deixou Aitken e Sette Câmara a disputarem o segundo e terceiro lugar. Aitken sofreu uma oscilação momentânea na curva 8 e conseguiu se recuperar e fisgar P2, no entanto, o brasileiro estava apenas aguardando seu tempo. A oportunidade surgiu na volta seguinte e ele passou pelo piloto da Campos no pit em um movimento movido a DRS.
Tudo manteve-se igual após passarem a linha, com De Vries conquistando mais uma vitória e liderando o campeonato, à frente de Sette Câmara, Aitken, Zhou, Latifi, King, Correa, Anthoine Hubert e Matsushita. Giuliano Alesi completou o top 10 para marcar seu primeiro ponto na Fórmula 2.

 


Le Castellet, Domingo, “Sprint Race”:

 

Vitória em casa para Anthoine Hubert em Le Castellet

1017565700-LAT-20190623-_R3I3098.jpg
Francês domina Sprint Race na etapa francesa da Fórmula 2

Anthoine Hubert se tornou o primeiro francês a vencer em casa no Campeonato de Fórmula 2 da FIA com uma vitória no Sprint Race em Le Castellet. É a segunda vitória do piloto do BWT Arden em três corridas, com um pódio de três estreantes, com Juan Manuel Correa em segundo e Guanyu Zhou em terceiro.

 

1017565695-LAT-20190623-_L5R9758.jpg

O teste mais rigoroso do Renault junior viria quando as luzes se apagassem, quando Jack Aitken fez um início de fogo fora da linha e correu à direita de quatro carros, conquistando o segundo lugar na primeira curva, quando Jordan King foi para fora. Em frente a um mar de bandeiras francesas, o BWT Arden de Hubert foi a única máquina a resistir à carga de Aitken.

O contendor do campeonato Nicholas Latifi teve um início igualmente forte, saltando à frente de Correa para o terceiro lugar e um potencial lugar no pódio. Seu rival no título, Nyck De Vries, não teve essa sorte e caiu dois lugares, para o nono e para fora da classificação.

Tendo passado por todos, menos um à sua frente, Aitken estava determinado a completar o set e tinha Hubert dentro do alcance do DRS, uma vez que estivesse habilitado. Atrás dele, Correa recuperou o terceiro lugar de Latifi, antes que o piloto da DAMS trancasse e perdesse mais um lugar para o Zhou, que estava melhorando rapidamente. Aitken deu uma breve olhada à direita do francês à sua frente, mas optou por aguardar – uma escolha da qual mais tarde se arrependeu.

Tendo se empenhado tanto em pegar o favorito, o piloto britânico não conseguiu ver o carro da Sauber Junior Team por Charouz com Juan acelerando atrás dele. Mais rápido na pista, Correa tirou a P2 do piloto da Campos Racing na chicane norte, evitando por pouco um contato de pneus.

Aitken sofreu ainda mais no que observava Zhou passar rapidamente por ele pouco depois, com sua equipe dizendo para ele “pegar o ritmo” no rádio. Defender o quarto lugar das garras de Latifi e Sérgio Sette Câmara rapidamente se tornaria sua prioridade.

Na frente, Hubert estava provando imperioso, construindo uma diferença de 2 segundos sobre Correa, apesar da configuração americana ser a outra volta mais rápida. O desafio aumenta para três jogadores pela quarta vez, quando Sette Câmara aproveitou Latifi no canto de Signes. O canadense tentou revidar quando saíram da volta e rapidamente recuperaram a posição, mas o seu companheiro de equipe acabou por fazer a jogada.

A manhã de De Vries parecia estar melhorando depois que movimentos de Nobuharu Matsushita e Jordan King o colocaram de volta nos pontos, mas seu alívio não duraria muito. Louis Delétraz, Callum Ilott e Matsushita alinharam-se atrás dele e ele estava de volta aos pontos na última volta, depois de ter visto todos os três se encaixarem atrás dele.

Hubert cruzou a linha de chegada para uma torcida em casa, que rugiu em apoio à vitória de seu compatriota. Correa ficou em segundo, enquanto Zhou completou um trio de estreantes no pódio pela primeira vez nesta campanha. Aitken manteve a quarta posição à frente de Sette Câmara, Latifi, Delétraz e Ilott.

De Vries mantém a liderança do campeonato com 121 pontos, mas agora está apenas a 12 pontos do líder Latifi. Aitken está em terceiro com 85 pontos, com Sette Câmara em 80 e Zhou em 76. Na classificação das equipes, DAMS são os primeiros com 179 pontos, e UNI-Virtuosi Racing com 143 pontos. ART Grand Prix está em terceiro com 127 pontos, à frente do quarto colocado Campos Racing com 115 pontos, Carlin fica em quinta colocação somando 66 pontos.

Os novatos procurarão acompanhar um final de semana de corrida bem-sucedido em apenas uma semana, quando vão para Spielberg, na Áustria, para a 6ª rodada da temporada.