Budapeste Fórmula 2 – Primeira vitória de Mick Schumacher é na Hungria

por jornalista Bruna Pickler (crédito da foto de capa: Joe Portlock / LAT Images / FIA F2 Championship© – 4 de Agosto de 2019 em Hungaroring, Budapest)

Budapeste, Domingo, “Sprint Race”:

Mick Schumacher obtém a primeira vitória do campeonato de Fórmula 2 da Federação Internacional de Automobilistmo (FIA), em Budapeste neste Domingo no Sprint Race.

FIA Formula 2

O piloto da PREMA obtém a primeira vitória de sua equipe em 2019, à frente de Matsushita e Sette Câmara.

Mick Schumacher tornou-se o segundo vencedor novato da temporada de Fórmula 2 da FIA nesta etapa, com uma performance impressionante no Sprint Race, que exigiu cada centímetro de suas habilidades defensivas.

O piloto da PREMA venceu o experiente Nobuharu Matsushita para obter sua primeira vitória na Fórmula 2 e a primeira amostra de champagne para a equipe da PREMA nesta temporada. Sérgio Sette Câmara, da DAMS, chegou em terceiro lugar, depois de empurrar Matsushita durante todas as voltas, nos mais apertados dos três primeiros lugares.

O alemão havia recebido a pole pela segunda vez nesta temporada, graças a um forte 8º lugar na Corrida Destaque de ontem e ele saiu suavemente da linha, apesar do Carlin preso à asa traseira.

Matsushita, que iniciava em P2, esperou até o primeiro turno para se mexer e derrapou ao redor do lado de fora do alemão, mas ele saiu da pista e ficou em segundo. Sette Câmara forçou seu caminho à frente de Jordan King quando as luzes se apagaram, enquanto Nikita Mazepin subiu quatro lugares para entrar nos lugares de pontos.

Schumacher fez a volta mais rápida em suas tentativas de colocar espaço entre ele e Matsushita, mas o piloto japonês reagiu batendo o tempo ao redor do Hungaroring e cortando a distância entre eles. Menos de um segundo atrás dele estava Sette Câmara, numa intensa luta de três vias pelo primeiro lugar.

Com nuvens grossas aparecendo acima, a temperatura da pista caiu de 41 para 35 graus, adicionando um desafio adicional à defesa de P1 de Mick Schumacher. Ainda assim, ele continuou firme, mas Matsushita permaneceu a cinco décimos dele e se recusou a deixar o alemão respirar.

1017648387-LAT-20190804-_L5R8282.jpg

O brasileiro em terceiro lugar teve a mesma tática, mas não conseguiu encontrar um atalho na curva 3 quando os dois saíram lado a lado e o Carlin saiu na frente.
Luca Ghiotto, foi um dos pilotos da queda, durante a ascensão de Mazepin para o 8º lugar. Mas ele conseguiu recuperar a posição quando o piloto da ART perdeu o ritmo na volta 18. Callum Ilott e Guanyu Zhou seguiram o italiano depois que o russo avisou sua equipe que ele estava com problemas. A ultrapassagem de Ghiotto sobre o russo o colocou em um “1-2-3” com os rivais Nicholas Latifi e Nyck De Vries em uma luta de três vias pelo sexto lugar.

Matsushita permaneceu na sombra de Mick Schumacher na perseguição por P1 e estava correndo dois décimos mais rápido que o alemão, vencendo-o nos dois setores 1 e 2, mas ainda não conseguiu encontrar o caminho. O piloto da Ferrari F1 lutou contra o piloto da Honda Dream até a bandeira quadriculada e saiu por cima, com uma honrosa defesa estratégica.

Logo atrás estava Sette Câmara, que derrotou a dupla britânica Jordan King e Jack Aitken. De Vries, Latifi e Ghiotto terminaram em 6º, 7º e 8º, com Guanyu Zhou e Callum Ilott completando os dez primeiros.

De Vries continua à frente no Campeonato Mundial de Pilotos, com 30 pontos a mais do que Latifi que vem em segundo, com 166 pontos. Sette Câmara sobe para o terceiro lugar com 141 pontos, graças ao pódio, enquanto Ghiotto tem 135 pontos e Aitken 134.

No campeonato de equipes, a DAMS ainda lidera com 307 pontos, à frente da UNI-Virtuosi com 242 pontos e da ART Grand Prix com 202 pontos. A Campos Racing é a quarta com 164 pontos e por último a Carlin com 145 pontos.

O campeonato FIA de Fórmula 2 faz uma breve pausa antes da 9ª rodada em Spa-Francorchamps, quando os pilotos devem retornar revigorados e prontos para batalhar nas quatro rodadas finais de 2019. Tendo retornado às vitórias em Budapeste, Latifi espera se aproximar ainda mais da liderança do Campeonato de Nyck De Vries quando as corridas retornam no final de agosto.

2019 Campeonato FIA de Fórmula 2  – Sprint Race classificação provisória

POS. PILOTO TIME
1 Mick Schumacher PREMA Racing
2 Nobuharu Matsushita Carlin
3 Sérgio Sette Câmara DAMS
4 Jordan King MP Motorsport
5 Jack Aitken Campos Racing
6 Nyck De Vries ART Grand Prix
7 Nicholas Latifi DAMS
8 Luca Ghiotto UNI-Virtuosi Racing
9 Guanyu Zhou UNI-Virtuosi Racing
10 Callum Ilott Sauber Junior Team by Charouz
11 Anthoine Hubert BWT Arden
12 Giuliano Alesi Trident
13 Louis Deletraz Carlin
14 Juan Manuel Correa Sauber Junior Team by Charouz
15 Nikita Mazepin ART Grand Prix
16 Arjun Maini Campos Racing
17 Sean Gelael PREMA Racing
18 Ralph Boschung Trident
19 Mahaveer Raghunathan MP Motorsport
NÃO CLASSIFICADOS
Tatiana Calderon BWT Arden

 

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.