**Devido ao acidente fatal que ocorreu na sessão 9 na S.P.A. Em Francorchamps, Bélgica, durante a corrida de Fórmula 2, este website de notícias decidiu adiar seus artigos e comentários sobre a corrida seguinte (Sessão 10 do Campeonato de Fórmula 2 da FIA, Circuito de Monza, Itália). Os mesmos podem ser publicados a qualquer momento antes do início oficial da 11ª Sessão em Sochi, Rússia, quando voltamos com a programação normal de nosso conteúdo.
por jornalista Bruna Pickler (crédito da foto de capa: Joe Portlock / LAT Images / FIA F2 Championship© – 7 de Setembro de 2019 em Monza, Itália)
Sábado, corrida destaque:
O piloto japonês Nobuharu celebra emocionado sua vitória e exibe, no pódio, cores da bandeira francesa em homenagem ao amigo e piloto francês Anthoine Hubert, morto em acidente

Nobuharu Matsushita, (JPN, CARLIN) vence na etapa Monza em Monza, em 7 de Setembro de 2019, Itália (Foto por: Joe Portlock / LAT Images / FIA F2 Championship©)
Carlin domina da quinta colocação e vence à frente de Ghiotto e de De Vries
Nobuharu Matsushita conquistou sua segunda vitória da FIA na Fórmula 2 desta temporada, em Monza. O piloto japonês subiu da quinta posição no grid e terminou 7 segundos à frente do herói da casa, Luca Ghiotto e do líder do campeonato Nyck de Vries, que completou um percurso sensacional largando da última posição. (veja detalhes ao fim da reportagem)*
Foi uma tarde emocionante para a Fórumla 2 na Itália e cada carro estava adornado com uma homenagem a Anthoine Hubert, que tragicamente veio ao óbito ao se acidentar na corrida do fim de semana anterior em SPA Francorchamps, Bélgica. Os adornos nos carros também traziam uma homenagem a Juan Manuel Correa, que ficou gravemente ferido na terrível colisão. Toda a família da Fórmula 2 estava a correr por Anthoine, e o vencedor da corrida Matsushita mais tarde dedicou sua vitória ao francês.
O companheiro de equipe de Correa, Callum Ilott, largou na pole pela primeira vez em sua carreira na Fórmula 2 e saiu da pista de maneira limpa, afastando um desafio do novato Guanyu Zhou. O terceiro dos três pioneiros novatos não teve a mesma sorte: Nikita Mazepin abriu demais na entrada da curva 1, o que o arrastou para baixo na ordem.
Zhou sofreu o mesmo destino que seu rival russo uma volta depois, abrindo a curva em demasia na complicada curva 1, que o levou à quinta posição. Atrás dele, Louis Delétraz girou na mesma curva que encerrou sua corrida, e De Vries também passou em largo na curva.
As brigas dos que estavam à sua frente deram a Matsushita o segundo lugar, com o piloto da Carlin manobrando perfeitamente a curva e marcando a volta mais rápida atrás do líder da corrida, Ilott. O japonês começou a brigar com o britânico e, na volta 5, ele estava dentro do alcance do DRS. A dupla estava lado a lado nos pits e o piloto da Sauber Junior, conduziu de maneira agressiva. Matsushita foi implacável e acabou forçando à frente de Ilott, que não conseguiu mais lutar contra o Carlin do japonês.
Mais para trás, Ghiotto havia disparado contra seu companheiro de equipe quando os que estavam na estratégia de pneu macio começaram a ir para os pits. Matsushita estava entre os que estavam para entrar nos pits por último e retornou à corrida em sexto, logo à frente de Ilott que estava em sétimo. A liderança foi entregue a Ghiotto, que estava na estratégia alternativa.
O italiano passou a ter 30 segundos de vantagem sobre Matsushita – que usava pneus mais frescos – e estava levando sua máquina UNI-Virtuosi ao limite de suas potências, na tentativa de aumentar ainda mais a diferença. Atrás deles, uma aproximação entre Nicholas Latifi e Zhou deixou o último com um furo no pneu traseiro direito e ele acabou sendo forçado a se retirar dos boxes. Latifi optou por uma nova asa dianteira, que o deixou em último.
Ghiotto foi para os pits com um buffer de 20 segundos de diferença entre ele e Matsushita, mas uma parada lenta de sua equipe da UNI-Virtuosi, o deixou para sétimo e feriu seus sonhos de uma vitória em casa – mas ele não parou de tentar.
Quando o resto dos carros da estratégia alternativa começaram a ir para os pits, Matsushita assumiu a liderança e começou a colocar ar entre ele e Ilott. De Vries ultrapassou Sérgio Sette Câmara pela terceira vez, com um déficit de 3 segundos para terminar com P2. Ao retomar, em duas voltas ultrapassou o Ferrari F1 junior passando reto pelos pits.
Apesar de seu problemático pit stop, Ghiotto conseguiu, de alguma forma, voltar à terceira posição, tendo seguido De Vries a ultrapassar Ilott uma volta mais tarde. O italiano tinha os pneus mais frescos dos dois e acrescentou outro “recape” à sua crescente lista de ultrapassagens, passando o holandês ao som de uma multidão italiana que rugia. A apenas uma volta para o fim, havia muito espaço para cobrir para a primeira posição, deixando o italiano a perguntar-se o que poderia ter ocorrido.
Sette Câmara passa Ilott na última volta pela quarta posição, antes de Matsushita cruzar a linha pela primeira vez. Ele foi seguido por Ghiotto e De Vries, que completaram o pódio. A pedido dos pilotos, o hino nacional francês foi tocado durante as comemorações do pódio em homenagem a Hubert.
Sette Câmara e Ilott ficaram em quarto e quinto, mas o brasileiro recebeu uma penalidade de 5 segundos por ganhar vantagem na pista no início da corrida, o que resultou na classificação de Illot à frente de Sette Câmara. Jordan King terminou em sexto à frente de Giuliano Alesi, que marcou o seu melhor resultado na Fórmula 2. Jack Aitken, Sean Gelael e Mahaveer Raghunathan – que também marcaram seus melhores resultados – foram os pilotos finais nas posições dos pontos.
Com Latifi fora dos pontos, De Vries amplia sua liderança no campeonato em 49 pontos com mais um pódio. O canadense segue em segundo, com 166, à frente de Ghiotto, com 155, e Sette Câmara, com 151 pontos. Aitken completa os cinco primeiros com 138. No campeonato das equipes, a DAMS lidera o campeonato com 317 pontos, à frente da UNI-Virtuosi, com 262 e ART Grand-Prix em 221. Carlin fica em quarto com 170 e Campos Racing em quinto com 168 pontos.
Jack Aitken começa na pole reversa à frente de Alesi e King na Sprint Race de Domingo.
Monza, Domingo, “Sprint Race”:

Jack Aitken (GBR, CAMPOS RACING), Nyck De Vries (NLD, ART GRAND PRIX) e Jordan King (GBR, MP MOTORSPORT) em 8 de Setembro, 2019 no Autodromo Nazionale Monza, Italy. (Foto por Joe Portlock / LAT Images / FIA F2 Championship)
Mesmo desqualificado na corrida de classificação de Sexta-feira, líder do campeonato consegue assegurar o terceiro lugar no pódio em ambas as corridas do final de semana em Monza
Um emocionado Jack Aitken conquistou sua terceira vitória da temporada em uma emocionante corrida em Monza. Dedicou sua “condução a vitória”, à bandeira do colega piloto da Renault Academy e amigo, Anthoine Hubert (in memoriam). O piloto da Campos conduziu a Sprint Race direto para a bandeira quadriculada, terminando por pouco à frente do companheiro britânico, Jordan King e do líder do campeonato Nyck de Vries.
Em uma pista ainda seca, o polesitter teve um início surpreendente, aumentando distância sem qualquer oposição, enquanto os que estavam atrás dele disputavam os pódios finais. De Vries estava em meio ao grupo de pilotos que fugiam da linha, mas o tráfego na curva 1 o forçou a permanecer sentado na sexta posição. King e Callum Ilott encontraram espaço para ultrapassar Giuliano Alesi no P2, para fazer acontecer o efeito 1-2-3 britânico.
Apesar de seu excelente início, King logo fechou o espaço entre ele e Aitken no P1, exibindo o poder impressionante de sua máquina MP Motorsport, no circuito exclusivo do Autódromo Nacional de Monza.
O piloto de 25 anos deu uma olhada no lado direito de Aitken, mas optou por ir contra o movimento, preferindo esperar mais tempo e cobrar mais do Renault F1 junior. Sua equipe o instou a fazer a jogada mais cedo ao invés de esperar para mais tarde, e em seu próximo passeio pela pista, ele passou direto pelo pit ultrapassando o motorista da Campos. Aitken teve uma resposta instantânea à velocidade de King e se forçou a voltar para o lado dele, mas ele foi amplo e teve que devolver a posição.
A luta por trás deles se intensificou rapidamente, pois a curva 1 continuou a ser complicada para os jovens pilotos. De Vries, Sérgio Sette Câmara e Luca Ghiotto lutaram pelo canto e se juntaram. De Vries teve sorte de escapar ileso, mas o brasileiro sofreu um furo e Ghiotto perdeu pedaços da asa dianteira. Sette Câmara foi forçado a se retirar, enquanto o italiano pediu um substituto e voltou por último.
Isso trouxe um Virtual Safety Car e, quando a corrida recomeçou, Aitken o enviou ao lado de King para recuperar a liderança da corrida pelo pit em linha reta. De Vries saiu à frente de Alesi em quarto.
Aitken ainda estava para colocar a batalha entre ele e seu colega britânico “para dormir” e o jovem de 25 anos tentou outra vez contornar Campos, mas os ângulos se intensificaram. Aitken foi amplo, enquanto King foi forçado a desacelerar na esquina, permitindo que Ilott escapasse para segundo.
Mais uma vez, a “Volta 1” mostrou-se difícil de dominar e De Vries travou em seu ataque. Ele cambaleou e voou pela grama, antes de finalmente desacelerar o suficiente para retornar em segurança, atrás de Nobuharu Matsushita em quinto lugar.
O mesmo aconteceu com Ilott na última volta, que travou na entrada. O piloto da Sauber Junior Team by Charouz perdeu o controle na grama e mordeu o pneu ao pisar na barreira. Isso rasgou sua borracha e tristemente o forçou a terminar sua corrida, que vinha de segundo.
Enquanto isso, Matsushita havia sofrido uma penalidade de 5 segundos por uma infração do VSC, que o levou de volta ao quinto e permitiu que De Vries passasse a terceiro, atrás de Aitken e King, que cruzaram em primeiro e segundo lugar na bandeira quadriculada. O trio exibiu orgulhosamente a bandeira francesa no pódio, em homenagem a Hubert.
Atrás dos três, Guanyu Zhou ficou em quarto e Matsushita em quinto. Mick Schumacher, Alesi e Louis Delétraz completaram as posições.
De Vries amplia sua liderança no campeonato para 59 pontos, após o segundo pódio no fim de semana. Nicholas Latifi permanece em segundo com 166 pontos, 10 pontos à frente de Luca Ghiotto, que está em terceiro. Aitken está dois pontos atrás em quarto, e Sette Câmara mais dois pontos em quinto. No campeonato das equipes, a DAMS lidera com 317 pontos, à frente do UNI-Virtuosi em 270. O ART Grand Prix fica em terceiro com 231 pontos e o Campos Racing em quarto com 183. Carlin fica em quinto com 177.
De Vries pode potencialmente terminar com o título já em Sochi no final de Setembro, quando as corridas recomeçarem na Rússia.

A editora deste website, Bruna Pickler, atrás do piloto holandês Nyck De Vries na corrida de Sábado, após o mesmo ter tido seus tempos zerados na qualificação por infração de combustível (compreenda a regra ao fim desse texto) (Crédito da foto: Bruna Pickler / CriaMacau™ / 7 de Setembro, 2019 em Monza, Itália)
*Os tempos de Nyck na corrida de classificação foram cancelados após ser relatada infração de combustível.
Os competidores devem garantir que uma amostra de 0,8 kg de combustível possa ser retirada do carro a qualquer momento durante o evento. O carro de De Vries não pôde fornecer essa amostra quando testado.
Os juízes determinaram que o ART Grand Prix calculou incorretamente o número de voltas concluídas, uma vez que uma volta adicional foi concluída e, portanto, a carga de combustível calculada antes do início da sessão era insuficiente.
Como consequência, o holandês foi desqualificado dos resultados e todos os seus tempos de voltas da sessão foram cancelados.
De Vries, que havia originalmente classificado em quarto, recebeu permissão para iniciar a Corrida Destaque no Sábado em uma posição qualquer, leia-se última, a ser determinada pelos juízes.
**Devido ao acidente fatal que ocorreu na sessão 9 na S.P.A. Em Francorchamps, Bélgica, durante a corrida de Fórmula 2, este website de notícias decidiu adiar seus artigos e comentários sobre a corrida seguinte (Sessão 10 do Campeonato de Fórmula 2 da FIA, Circuito de Monza, Itália). Os mesmos podem ser publicados a qualquer momento antes do início oficial da 11ª Sessão, quando voltamos com a programação normal de conteúdo.
You must be logged in to post a comment.