Uma Fórmula, Uma Rota

por jornalista e Mestre em Comunicação (UM), Bruna Pickler (crédito da foto de capa: Colin McMaster / FIA Fórmula 2) 

Aprendiz da Renault fala sobre seu desejo de ser o primeiro piloto chinês da Fórmula 1

FIA Formula 2

Guanyu Zhou (CHN, UNI VIRTUOSI) (Photo by Joe Portlock / LAT Images / FIA F2 Championship)

Guanyu Zhou vive dentro de uma existência dinâmica e movimentada. De cidades densamente povoadas e vibrantes, onde a vida cotidiana reflete a carreira escolhida: com ritmo intenso e acelerado. Shanghai, seu local de nascimento, oferece tudo isso e muito mais. A megalópole é lar de mais de 24 milhões de pessoas, a maior cidade da China (com base na população urbana) é um centro próspero de atividades financeiras, sociais e tecnológicas.

Uma mudança para Sheffield, no norte da Inglaterra, foi um choque cultural.

Com uma população de menos de 600.000 habitantes, a cidade siderúrgica, como é comumente conhecida, contrasta fortemente com Xangai. E, no entanto, é exatamente para onde sua jornada o levou. As oportunidades existem em todos os tipos de formas, tamanhos e cidades – essa foi em Yorkshire e Zhou a agarrou com as duas mãos.

“Xangai é uma cidade enorme, então, quando você cresce e se muda para Sheffield, sua primeira vez vivendo no Reino Unido, Sheffield…. Parece pequena.”, Zhou ri. “Foi uma grande mudança. Os hotéis e casas, na maioria, são edifícios antigos e tradicionais do Reino Unido – muito antigos. Nas janelas, em Sheffield, ainda era possível sentir o vento, muito frio! Não há verão e, durante o inverno, fica muito frio.”

O currículo do jovem de 20 anos destaca o papel que Sheffield desempenhou em seu desenvolvimento, mas ele era adolescente quando se mudou de Xangai, com pouco ou nenhum entendimento do idioma inglês. A curva de aprendizado era assustadoramente íngreme.

“Mudei-me para Sheffield com minha família”, continua Zhou. “Minha mãe e meu pai estavam lá, mas minha mãe foi quem passou a maior parte do tempo comigo, pois meu pai estava trabalhando com os negócios dele.”

“Existem muitos chineses em Sheffield, mas principalmente nas universidades, então isso não me afetou muito porque eu estava no 7/8 do ano na escola. Todos os meus amigos em Sheffield eram meus amigos da escola, ingleses, e não chineses.”

“Eu realmente não sabia falar inglês, então foi complicado. A matemática foi uma das minhas melhores matérias no começo. Depois de um ano, passei muito tempo sozinho com a equipe de [karting], viajando da fábrica para o circuito, e isso me ajudou. Nas escolas, não havia outros chineses lá, eu era o único e eles não sabiam falar meu idioma, então tive que me forçar a aprender rapidamente.”

A decisão de se mudar para a Inglaterra foi alimentada por seu desejo de forjar uma carreira no automobilismo e sua determinação. A mudança para a Europa abriu portas que antes seriam fechadas para o jovem de 20 anos. E, para Zhou, o Reino Unido, em particular, apresentou uma cena exigente e competitiva de kart.

Tendo começado karting por diversão aos seis anos de idade, a carreira florescente de Zhou progrediu rapidamente. Aos oito anos, ele brigava de forma competitiva e, antes de se mudar para a Inglaterra, o piloto chinês estava por trás das campanhas vencedoras do campeonato em seu país de origem. Ele precisava de um novo desafio.

A mente de Zhou voltou a Xangai, em 26 de Setembro de 2004. Quando Rubens Barrichello vence o primeiro GP da China, entre a multidão naquele dia, estava Guanyu Zhou, de cinco anos.

O significado desse dia é destacado quando Zhou avalia seu currículo num todo, conduzido pela sua carreira de piloto. Tendo testemunhado, ao vivo, a primeira corrida de todos os tempos em seu país, o piloto chinês teve que esperar 15 anos para fazer sua estréia na pista – durante um fim de semana histórico.

Um sorriso despretensioso surge quando a experiência do início deste ano volta à tona. “Aquilo foi bastante mental”, ele ri. “Talvez aquele dia tenha sido bom demais, porque eu tive um fim de semana terrível em Baku.”

“Eu estava no primeiro Grande Prêmio da China quando [mais jovem] e, neste ano, estávamos de volta lá para o 1000º Grande Prêmio de Fórmula 1. Isso é bem legal.”

“Dirigir um carro de Fórmula 1, na cidade de Xangai, para um evento oficial da F1, sim. Essa foi a minha primeira vez dirigindo lá e foi incrível. Quando eles [Renault] disseram que havia uma possibilidade de fazer essa demo, eu não acreditei. Fiquei muito agradecido.”

FIA Formula 2

“Por ser o 1000º Grande Prêmio também, isso era outra coisa. Foi a minha primeira vez no circuito de Xangai e em um carro de Fórmula 1. Então não pode ficar melhor do que isso. Eu estava nervoso no sábado porque sabia que a pista era pequena e não queria cometer um erro estúpido. Eu só queria manter a volta limpa.”

“A Renault já me deu muitas oportunidades e muitos dias em um carro de Fórmula 1. Isso me deu um pouco mais de preparação para estar pronto para me acostumar com as diferenças na mudança de F2 para F1.”

O objetivo, para Zhou, é tornar essa transição menos dramática do que sua mudança de Xangai para Sheffield…

“Anteriormente, acho que havia muita gente fazendo corridas [na China], mas acho que, em termos de conhecer a Fórmula 1, o automobilismo, nem tanto. Mas agora, acho que praticamente todo mundo sabe sobre a Fórmula 1, o que é bom.” completa.

“Quando eu era jovem, era fã de [Fernando] Alonso e depois [Daniel] Ricciardo quando ele foi para a F1 – eu costumava torcer por ele. Nunca houve um piloto chinês; portanto, se eu puder ser o primeiro, espero que possa ser uma inspiração para os outros pilotos.”

“Esse sempre foi meu objetivo, desde que eu era jovem. Eu tenho trabalhado duro para chegar onde estou.”

Aninhado na parte traseira da ensurdecedora UNI-Virtuosi, em Sochi, na Rússia, conversando contra o estrondoso trovão de motores e o barulho de ferramentas, Zhou trocou o Cavalo Ferrari pelo diamante Renault.

Sentado lá, com roupas da RDA e seu próprio boné personalizado pela Renault, com a bandeira chinesa na parte inferior da aba, Zhou está chegando ao final de uma bem-sucedida temporada de estreia na Fórmula 2.

Tendo se mudado brevemente de Sheffield para Maranello, Itália, Zhou está de volta ao Reino Unido. Desta vez, ele está morando no sul, com a base da Renault em Enstone, em Oxfordshire, e a fábrica da UNI-Virtousi, localizada em Attleborough, em East Anglia. Ele divide seu tempo entre os dois e agora reside em Londres. Uma cidade sem dúvida mais condizente com o modo de vida agitado de Zhou.

“É ótimo trabalhar com esses caras”, continuou ele. “Eu trabalhava o tempo todo com uma equipe do Reino Unido no kart, depois de me mudar da China. Nem todos [da equipe] são britânicos, mas muitos são, e eu sei como trabalhar com eles. Para melhorar, você precisa melhorar em equipe.”

“Não esperávamos já lutar por pódios ou por vitórias tão cedo. O início da temporada foi como uma montanha-russa. Começando bem no Bahrein, depois em Baku foi um desastre e depois voltamos fortemente em Barcelona. Desde então, tem sido muito bom. ”

O jovem de 20 anos passou grande parte da temporada entre os cinco primeiros, e enquanto uma vitória na corrida até agora não tenha ocorrido, quatro pódios e uma pole position são uma introdução inspiradora à categoria.

“A única vez que eu não esperava estar na pole foi em Silverstone”, avaliou. “Existem tantas curvas de alta velocidade e, nos treinos livres, você provavelmente só consegue três voltas antes de o pneu acabar.”

“O primeiro conjunto de pneus no Quali foi bom para o P1, então fiquei um pouco surpreso. No segundo set, as pessoas normalmente estão melhorando bastante – no entanto, conseguimos ser uma das poucas equipes a melhorar. O segundo set não foi muito mais rápido. P1 foi uma boa lembrança de Silverstone. ”

_GH17007

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.